Você sabe o que é e qual a importância da bioimpedância elétrica para análise da sua composição corporal? Por meio dela, é possível estimar a porcentagem de gordura, músculo e água, além da taxa metabólica basal, possibilitando uma orientação personalizada.
O aparelho mede a resistência e a reatância oferecidas pelo organismo à passagem de uma corrente elétrica pelo corpo. Os dados obtidos são analisados por um moderno programa de computador, e o resultado é apresentado por meio de um relatório com percentuais de massa magra segmentar, gordura segmentada, controle músculo/gordura, água, peso absoluto, taxa metabólica, índice de massa corporal, ralação cintura/ quadril, gasto energético obtido através dos exercícios, bem como a necessidade calórica diária recomendada para o paciente.
Por meio de exames periódicos de bioimpedância no decorrer da dieta, é possível monitorar e avaliar:
– Ganho de massa magra;
– Perda de gordura;
– Impacto da atividade física nessa composição;
– Eficácia do tratamento;
– Hidratação.
A Bioimpedância Elétrica consegue identificar o seu real percentual de gordura corporal, assim como o teor de água e massa magra, itens essenciais e importantes para avaliar a qualidade do emagrecimento e desenvolvimento físico adequado.
Com o fim do exame, é emitido o laudo de resultados e seu corpo terá a avaliação em quadrantes. Você terá o seu percentual com base na real composição do seu corpo. A porcentagem de gordura ideal varia de acordo com a idade, sexo, método utilizado. No geral, seria entre 13% e 19% para homens e 18% e 24% para mulheres.
Alguns dos benefícios da Bioimpedância Elétrica são:
– Não invasivo, indolor e rápido.
– Estima a porcentagem de músculos e gordura do corpo com resultados precisos;
– Monitora resultados da dieta e atividade física;
– Ajuda a identificar e prevenir doenças;
– Auxilia a traçar e promover peso e gordura corporal ideais.
O interessante é que a Bioimpedância seja realizada a cada 3 a 6 meses, a depender do seu objetivo e da sua evolução.