A vitamina D é também conhecida com vitamina da luz do sol. É obtida principalmente pela exposição da pele ao sol. Entretanto, quando a exposição não é suficiente, ou a pele não tem mais a capacidade de absorver bem os raios UVB, suplementos são necessários para obter os níveis adequados da vitamina, pois na dieta esta ingestão pode ser mínima.
A importância da vitamina D na saúde dos ossos se dá pela seu estímulo à absorção do cálcio via intestinal, à diminuição da sua excreção nos rins (sua eliminação), e também por ajudar o cálcio a “entrar nos ossos”.
Portanto, o ideal é que os níveis de vitamina D no seu organismo permaneça em níveis ótimos. Em pacientes de alto risco de osteoporose, os níveis de 25 OH Vitamina D devem ficar entre 30 e 60. Já indivíduos jovens e sem comorbidades, tolera-se níveis de 20 a 60.
As novas orientações recomendam uma dose diária de até 25 microgramas (400 a 1000 UI) para adultos abaixo de 50 anos, sem osteoporose ou condições que afetem absorção de vitamina D. Já para indivíduos com mais de 50 anos, o consumo recomendável deve ser de no máximo 50 microgramas (800 a 2000 UI). Doses maiores que esta requerem supervisão médica.